10 motivos para consumir óleo de coco extra virgem diariamente

Hoje você vai descobrir 10 motivos para consumir óleo de coco extra virgem todos os dias e quais os benefícios que esse super alimento traz para a saúde, tanto interna quanto externamente.

Além das diversas vantagens que o óleo tem para a saúde, é também muito utilizado em pratos da culinária, assim como em muitos produtos cosméticos.

alternativa para óleo de soja

Utilizações para o óleo de coco

  • Pode ser utilizado como óleo de cozinha ao invés do convencional óleo de soja. Preparar certos pratos com óleo de coco pode te surpreender com um sabor muito especial.
  • Usado comumente em muitos produtos cosméticos: Cremes hidratantes, sabonetes, shampoos e condicionadores, maquiagens, bronzeadores, cremes de barbear, e até mesmo puro (para pele e cabelos). Ele é uma fonte natural de vitamina E, por isso possui grande poder hidratante;
  • Existem estudos que visam o óleo como matéria-prima para produção de biodiesel e herbicidas;

10 motivos para consumir óleo de coco

1. Ajuda a emagrecer:

Óleo de coco possui três propriedades emagrecedoras: Diminuição do apetite, redução de gorduras abdominais e aumento do metabolismo com ação termogênica.

2. Melhora a saúde cardiovascular:

As gorduras saturadas presentes no óleo combatem os níveis de colesterol ruim (LDL), responsável pela maioria das doenças cardíacas, além de elevar o nível de colesterol bom (HDL).

3. É um remédio natural para diabetes tipo 2:

O óleo de coco é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, libera menos açúcar na corrente sanguínea durante a digestão.

Depois que consumimos o óleo de coco, nosso corpo digere os ácidos graxos presentes em sua composição e a partir disso produz energia e, para tal, não é preciso ter insulina.

Ou seja, nosso organismo (mais precisamente nosso pâncreas) não se sobrecarrega para produzir os hormônios, o que é muito bom para os portadores desse tipo de diabetes.

Como esse óleo também é bom para queimar gordura (como mencionado anteriormente), é outra forma de combater o diabetes, já que essa doença também está ligada a obesidade.

4. Fornece energia extra:

Depois de digerido, o óleo é rapidamente convertido em energia. Muitos atletas e frequentadores de academias usam antes e durante seus treinos.

Misturar óleo de coco com um pouco de semente de chia e mel (cerca de uma colher de sopa de cada) é o pré treino perfeito para qualquer atividade física.

5. Ajuda na prevenção contra o câncer:

óleo de coco endurecido

Dentre os motivos para consumir óleo de coco, esse é um dos mais importantes!

Como dissemos anteriormente, o óleo de coco é de baixo índice glicêmico, e as células cancerígenas são totalmente dependentes de glicose para permanecerem ativas no nosso corpo.

Dessa forma, os ácidos graxos do óleo são convertidos a corpos cetônicos e as células cancerígenas não conseguem metaboliza-los e transformá-los em ATP (energia), então acabam morrendo.

6. Aliado no tratamento do Alzheimer:

Nosso cérebro é capaz de criar a própria insulina necessária para metabolizar glicose e assim criar energia, porém os pacientes que sofrem de Alzheimer perdem essa capacidade.

A metabolização dos ácidos graxos do óleo de coco gera a produção de corpos cetônicos que, por sua vez, são combustíveis usados pelo cérebro, e não há a necessidade da presença de insulina para aproveitamento de tais combustíveis.

Ou seja, quando ingerido, o óleo de coco passa a ser uma fonte de energia para os neurônicos do doente.

7. É um tratamento alternativo para a epilepsia:

O óleo ajuda no tratamento da epilepsia já que reduz a quantidade e a intensidade dos ataques epiléticos.

Além da dieta cetogênica (pobre em carboidratos), o óleo de coco também reduz a quantidade e a intensidade dos ataques epiléticos, principalmente naquelas crianças que não respondem tão bem ao tratamento convencional.

O consumo de óleo de coco é altamente recomendado para quadros de epilepsia resistente, já que, como citado anteriormente, leva a geração de corpos cetônicos. Essa propriedade ajuda na manutenção e recuperação dos neurônios.

Outro motivo: serve de fonte alternativa de energia para o cérebro

8. Possui propriedades antimicrobianas:

Há um grande potencial antimicrobiano nos ácidos graxos do óleo de coco, que são excelentes contra fungos, bactérias e vírus.

Pesquisas compararam a ação do óleo de coco a do fluconazol e o resultado foi que o óleo é sim uma ótima alternativa de tratamento para as infecções fúngicas mais graves (que não respondem tão bem somente com a medicação).

9. Hidrata pele e cabelos:

O óleo auxilia no tratamento de algumas doenças de pele, entre elas: a dermatite, a psoríase e o eczema.

Pode ser utilizado para fazer massagens em todos os tipos de pele. A vitamina E, predominante no óleo de coco, é ótima para hidratar e nutrir a pele (o que é bom principalmente para quem tem pele seca e extra-seca).

Não há relatos de malefícios para a pele associados ao uso de óleo de coco, e outro benefício, principalmente para as mulheres, é que ele ajuda a retardar a flacidez da pele e as rugas que acompanham o envelhecimento.

O óleo começou a ser usado no tratamento capilar primeiramente na Índia, mas nos últimos anos se disseminou para outros lugares do mundo. Ele confere brilho aos cabelos, além de estimular o crescimento.

Geralmente, o óleo é aplicado diretamente sobre o couro cabeludo e fios, é massageado e deixado para agir por, pelo menos, duas horas. Ajuda também a prevenir piolhos e caspa.

10. Ajuda a manter a tireoide saudável:

O uso de óleo de coco é relacionado à saúde de glândula da tireoide, e ajuda também no suporte contra os sintomas do hipotireoidismo. Muitas pessoas com hipotireoidismo relatam melhora nos efeitos colaterais da doença ao consumir o óleo diariamente.

Consumir óleo de coco diariamente é sinal de saúde!

10 motivos para consumir óleo de coco extravirgem

Agora que você já sabe os 10 motivos para consumir óleo de coco extra virgem diariamente, procure incorporá-lo na sua nas suas refeições. Você pode encontrar o óleo com facilidade em supermercados, farmácias e quitandas.

Procure ingerir óleo de coco e usar de forma tópica, na pele, cabelos e unhas. As melhorias na sua saúde vão te surpreender!