12 alimentos matadores para diminuir gordura localizada

“Você é o que você come” – muitos conhecem esse mantra, mas parecem esquecer dele cada vez que decidem fazer uma refeição. Mas calma, do mesmo modo que aquela coxinha ou pastel de feira conseguiram incluir gordurinhas em partes do corpo que você nem lembrava que existiam, há alimentos capazes de remover essas gorduras com enorme eficiência.
Claro, um pouco de exercício não mata ninguém, e se você uni-los a esses alimentos a seguir, diminuir a gordura localizada deixará de ser uma tarefa tão árdua.
Maçã
Além de possuir um baixo valor calórico e, se bem escolhida, ser extremamente suculenta, a maçã é rica em nutrientes como cálcilo, ferro e fósforo. A maçã pode queimar suas gorduras localizadas, mas para isso, deve ser consumida duas ou três vezes ao dia – e sempre com casca, para melhorar a absorção de nutrientes e reforçar suas propriedades capazes de diminuir a gordura localizada.
Óleo de coco
Óleos chamados “funcionais”, sendo o principal deles o de coco, estão na moda não apenas por questões de mercado. Ele realmente ajuda a diminuir a gordura localizada, atuando no metabolismo de lipídios e facilitando a quebra de ácidos graxos no organismo. O óleo ainda promove o bom funcionamento dos intestinos, um ponto extra para a perda de peso.
Banana
As bananas são repletas de potássio e várias vitaminas, e em geral possuem apenas cerca de 100 calorias. Elas contêm fibras, ajudando a matar a fome e evitar “porcarias” entre refeições. A banana, além de ajudar a diminuir a gordura localizada, tem ação positiva na redução do acúmulo de ácido lático nos músculos, melhorando o desempenho em exercícios.
Abacate
O abacate é uma das frutas mais calóricas existente – e gordurosa. Então, como ele pode ser positivo para que quer perder a gordura localizada?
Na verdade, o abacate está repleto de gorduras ditas ‘boas’, que promovem a saciedade e são mais facilmente digeríveis. Claro, não se deve exagerar de qualquer forma.
Peixes
Grande parte do acúmulo de gorduras de forma localizada no corpo ocorre, embora não saibamos, por reações inflamat´roias. Os peixes são ricos em gorduras ômega 3 – um ácido graxo que possui ação anti-inflamatória e, além disso, promove a redução do LDL no sangue (o colesterol ruim).
Apenas evite o consumo exagerado de peixes mais gordurosos, como o salmão e a truta.
Salsão
O brasileiro costuma apenas usar cebolinha e salsa em seus tempos, o famoso “cheiro-verde”. Contudo, o salsão deve fazer parte de sua cozinha. Rico em vitamina C, o salsão é um poderoso antioxidante que costuma acelerar o processo de emagrecimento.
Arroz integral
O arroz integral é rico em fibras e benefício sob o ponto de vista nutricional, mas sua principal ação contra a gordura localizada está exatamente no fato dele substituir a contento o arroz branco, uma enorme fonte de amido e responsável direto pelo acúmulo de gordura em algumas partes do corpo.
Chá verde
Esse chá se tornou um dos mais famosos alimentos promotores do emagrecimento. Parte disso é modo, é verdade, mas o verdadeiro chá possui polifenóis, componentes que auxiliam a oxidação de gorduras – literalmente, sua queima.
O chá verde não precisa ser apenas tomado pronto. Pode-se misturá-lo a sucos, vitaminas e até mesmo sopas, como tempero, com seu sabor suave.
Chocolate puro
Parece contraditório, mas o fato é que o chocolate em si acelera a digestão e possui ricas características antioxidantes derivadas do cacau. O vilão, nos chocolates que costumamos comer, é o leite e alguns ingredientes de origem vegetal, em marcas mais baratas, como óleos e pastas.
Frutas vermelhas
Várias das frutas vermelhas, ou os chamados “berries” para quem fala inglês, são aliados importantes para perder a gordura localizada. Desde morangos, cerejas e amoras, até framboesas, blueberries e jabuticabas.
Essa frutas são antioxidantes poderosos e promovem melhor funcionamento do sistema circulatório, inclusive promovendo o transporte e eliminação do excesso de gordura.
Canela
A canela é um alimento forte, mas possui excelente ação contra gorduras localizadas, além de reduzir a compulsão por doces e carboidratos. Ela pode ser usada com parcimônia, em doces e mesmo sucos e vitaminas, mas também como tempero, inclusive em pratos salgados (você pode não saber, mas diversos tipos de curry e pratos orientais utilizam a canela com carnes, aves e peixes).
Vinagre
Se você não costuma temperar suas saladas com vinagre, está deixando de usar um dos mais eficazes alimentos para perder a gordura localizada. O ácido acético acelera o metabolismo de compostos pesados, entre eles gorduras, e também combate o acúmulo dessa gordura, tanto em partes do corpo, no tecido adiposo, quanto em artérias e vasos sanguíneos.