Como prevenir o câncer com 10 alimentos saudáveis

Anteriormente falamos sobre combater o câncer aqui (para aqueles que já sofrem com a doença), e hoje vamos te mostrar como prevenir o câncer com 10 alimentos saudáveis e de fácil acesso.

como prevenir o câncer com 10 alimentos saudáveis

Essa condição é a segunda maior causa de mortes por doença no país (só perde para aquelas de origem cardiovascular). A ciência acredita que cerca de 30% dos casos de câncer, ou seja, três a cada dez, poderiam ser evitados com simples mudanças nos hábitos rotineiros.

Os hábitos saudáveis incluem, além de melhorar a alimentação, parar de fumar, diminuir o consumo de álcool, assim como realizar exercícios físicos com regularidade e consumir os nutrientes certos para prevenir esse mal.

Quando o assunto é prevenir uma doença grave, não existe milagre, e sim determinação. Usar protetor solar e ingerir bastante água durante o dia são outras boas medidas para quem quer se manter longe do câncer.

Você pode sim reduzir o risco de ter câncer!

Como dissemos ali em cima, a ciência defende que bons hábitos são a melhor forma de se prevenir contra o câncer. Algumas pesquisas vêm observando que, aproximadamente, um terço dos casos de câncer que levaram a óbito está relacionado a hábitos de vida nada saudáveis.

Tabaco, álcool, alimentação rica em gorduras, açúcares e sódio, além do sedentarismo, são modos de vida mais recorrentes do que imaginamos, e colocam muitas pessoas à mercê de diversas doenças graves, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

Além de mudar os comportamentos ruins, procure dormir bem. Ter boas noites de sono é fundamental para manter o com funcionamento do nosso organismo, principalmente do sistema imunológico, além de diminuir os níveis de estresse do corpo e da menta.

Se você tem dificuldade para pegar no sono, pode investir em algumas maneiras de favorecer um sono de boa qualidade, como observar a densidade do colchão, a qualidade do travesseiro (se tem uma altura correta para o seu peso) e o ambiente do seu quarto.

Agora que você já sabe as principais dicas, confira quais alimentos devem estar numa dieta anticâncer:

Como prevenir o câncer com 10 alimentos saudáveis

  • Frutas Vermelhas

Frutas Vermelhas, como próprio nome diz, são todas aquelas frutas de cor avermelhada, tais como framboesa, amora, uva, ameixa, cereja, etc.

São ricas em antocianinas, nutrientes que conseguem retardar o crescimento de células malignas e previnem a formação dos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor.

As frutas vermelhas são capazes de prevenir diversos tipos de câncer, principalmente o câncer de boca, de mama, de cólon e o câncer de próstata.

  • Cebola e alho

Utilizados comumente como temperos, a cebola e o alho pertencem ao mesmo gênero de alimentos, ou seja, são parentes, e fontes de um determinado fitoquímico responsável pela capacidade de eliminação de compostos carcinogênicos pelo nosso organismo.

De acordo com os especialistas, esses alimentos ajudam o corpo a excretar as toxinas que favorecem o aparecimento de doenças degenerativas, entre elas o câncer. Atuam principalmente sobre a prevenção contra câncer de intestino e câncer de pâncreas.

  • Goiaba e melancia

São frutas ricas em vitamina C, flavonoides e licopeno. Essas três substâncias são antioxidantes naturais e ajudam a combater os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e formação de células cancerígenas)

São ótimas opções de alimentos anticâncer e auxiliam também no tratamento da doença (para quem já sofre desse mal), principalmente o câncer de pulmão e o câncer de próstata.

  • Couve-flor

A couve-flor é parente de outros alimentos também benéficos, como a couve e o brócolis, e por isso é queridinho de médicos e nutricionistas. É chamado de legume completo, pois é rico em diversos nutrientes e por isso está na lista de alimentos para prevenir o câncer.

Compostos da couve-flor, como fotoquímicos, entre eles o sulforafano, destroem as células malignas que formariam um tumor, e ao mesmo tempo ajudam a fortalecer as células saudáveis do corpo.

  • Frutas Cítricas

frutas

As frutas cítricas estão presentes na maioria das mesas dos brasileiros. São de fácil acesso e podem ser encontradas em quase toda época do ano em mercados e quitandas. Laranja, limão, acerola, abacaxi, mexerica, entre outras, são ricas em diversos nutrientes.

Quem sabe como prevenir o câncer conhece a vitamina C, abundante nesses alimentos, que é um antioxidante poderoso. Antioxidantes combatem os radicais livres, compostos fortemente cancerígenos que entram em contato com nosso organismo todos os dias.

Os tipos de câncer que as frutas cítricas mais ajudam a prevenir são diversos, principalmente aqueles ligados ao sistema digestório, como estômago e intestino, por exemplo.

  • Oleaginosas

Castanhas são oleaginosas, famosas por serem ricas em minerais dificilmente encontrados em outros alimentos, como magnésio, selênio e zinco. Vitaminas do complexo B e a vitamina E também estão presentes em seus compostos.

Nozes, avelãs, amêndoas, macadâmias e sementes de girassol fornecem grandes quantidades de antioxidantes, sendo indicadas para quem quer emagrecer ou para prevenir rugas e outros indícios da idade, assim como para prevenção de doenças, inclusive do câncer.

  • Maçã

A maçã carrega em seus componentes ácidos elágicos e clorogênicos, que ajudam a proteger nosso corpo contra o câncer. Os estudiosos afirmam que, além de conter substâncias anticâncer, as fibras da maçã auxiliam na excreção de toxinas do corpo pelo intestino.

  • Salmão

Peixes como salmão, atum e sardinha contêm ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) que são fundamentais para a saúde do nosso organismo, principalmente cardíaca e arterial, além de ajudarem no tratamento de quem já tem a doença.

  • Pimentões

Os pimentões possuem características distintas de acordo com a coloração (o amarelo, por exemplo, é o mais rico em vitamina C), mas todos são ricos em betacarotenos que são poderosos antioxidantes. Previnem, principalmente, câncer relacionado às mucosas.

A capsaicina, outro componente dos pimentões, bloqueia as substâncias cancerígenas comumente encontradas em carnes vermelhas e peixes defumados.

  • Bactérias do bem

lactobacilos

Muitas bactérias são benéficas para o nosso organismo. Os lactobacilos, por exemplo, são conhecidos por ajudarem na manutenção da flora intestinal permitindo assim que o corpo consiga eliminar todos os produtos tóxicos que ingerimos com frequência.

Além de prevenir contra câncer de intestino, também é ótimo para evitar o câncer de cólon.

Como prevenir o câncer com alimentação

Preste muita atenção na hora do preparo da refeição. A higienização dos alimentos é muito importante, assim como consumi-los crus deve ser sempre a primeira opção.

Em todo caso, para saber como prevenir o câncer com 10 alimentos saudáveis, elimine frituras. Prefira assar os alimentos, grelhar ou cozinhar no vapor, e sempre procure comprar frutas e verduras orgânicas (sem agrotóxicos).