Afinal, o abacate engorda? Saiba aqui quais seus benefícios!

É fato que algumas frutas são mais engordativas que outras, mas afinal, o abacate engorda? Saiba aqui quais seus benefícios e como consumir essa fruta da forma correta!

frutas que engordam

O abacate é uma fruta conhecida por ter um alto teor de gordura, por isso as pessoas começaram a assimilar o abacate como um dos alimentos potencialmente engordativos.

Ainda que seja uma fruta gordurosa, o óleo do abacate em nada se assemelha às gorduras saturadas e hidrogenadas que encontramos nos mais diversos alimentos, como carnes vermelhas, doces, frituras, massas e industrializados.

Pelo contrário, o abacate é fonte de gorduras boas, e ainda por cima é rico em substâncias muito benéficas para o organismo. Devido as suas características, podemos considerar o abacate uma “manteiga 100% natural”, vinda diretamente da natureza e nada prejudicial.

A gordura boa, ou seja, aquela que adquirimos através de alimentos fornecidos pela natureza, não engorda se consumida da maneira correta, e nem prejudica a sua saúde, como é o caso das gorduras industrializadas e do açúcar.

Nosso corpo precisa das substâncias fornecidas por todos os grupos alimentares, e a gordura é um deles. Os óleos naturais ajudam nosso organismo a funcionar adequadamente, mas é preciso saber quais são os alimentos corretos que fornecem essas substâncias.

Nós temos uma tendência a consumir de gorduras processadas, que são de fácil acesso, estão prontas, ao alcance das pessoas mais preguiçosas, mas é aí que mora o perigo.

O abacate, assim como castanhas, nozes, e outras oleaginosas não são prejudiciais à saúde ou à sua dieta!

Mas afinal, o abacate engorda?

Não, se consumido corretamente. Até 2 unidades da fruta por semana é a quantia correta para não influenciar na balança e, ao mesmo tempo, fornecer ao seu organismo todos os benefícios que essa fruta tem para ofertar.

A verdade sobre a gordura do abacate é que, diferentemente das gorduras processadas e hidrogenadas, essa fruta é fonte de gordura natural e de ótima qualidade, monoinsaturada, incapaz de causar danos ao organismo e engordar (se consumida corretamente).

Seu consumo ajuda no combate ao colesterol ruim e faz o organismo funcionar melhor, além de ser fonte de vitamina E, sais minerais essenciais, antioxidantes, potássio e possuir propriedades anti-inflamatórias.

Em poucas palavras: O abacate é rico em gordura boa, mas não é por isso que você precisa se esbaldar. Nada em exagero pode ser bom para o organismo, por isso é preciso ter moderação!

Por sorte, o abacate é uma fruta massuda, e tem um alto poder de saciar, ou seja, ninguém consegue ingerir uma grande quantidade de abacate de uma só vez, o que ajuda a maneirar seu consumo.

Além de todos os bons nutrientes, a fruta ainda ajuda o corpo a absorver e processar melhor as substâncias benéficas de outros alimentos, estimulando também o metabolismo. Portanto, tire já o abacate da sua lista de alimentos proibidos ou vilões!

fruta abacate

Quais os benefícios do abacate

Agora que você já descobriu se o abacate engorda, confira de forma mais detalhada porque o abacate é um alimento completo, e como ele pode ajudar nosso organismo quando consumido da forma correta:

  • Melhora o aspecto da pele

Por ser altamente nutritivo, o abacate oferece vários benefícios para a pele, entre eles o combate às estrias, rugas e celulite, além de ajudar na metabolização do colágeno, substância responsável por dar firmeza à pele, e é rico em vitamina C, poderoso antioxidante.

Os antioxidantes presentes na fruta (e na vitamina C) ajudam a proteger as células, evitando assim o envelhecimento precoce da pele, dando maior elasticidade e deixando-a esteticamente mais bonita e saudável!

  • Nas grávidas, protege a saúde do bebê

O abacate é rico em ácido fólico, por isso é um ótimo aliado na gravidez, já que ajuda a prevenir doenças congênitas, como complicações no sistema nervoso e espinha bífida (ou mau fechamento da coluna vertebral do bebê).

Para usufruir de todas essas vantagens, a fruta deve ser consumida com maior frequência antes de engravidar e durante o primeiro trimestre de gestação.

  • Auxilia no ganho de massa muscular

Essa é para quem faz musculação. Quando consumido antes do treino, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, já que é um fornecedor de energia para a atividade física, e contém proteínas, que são fundamentais na recuperação do musculo forçado.

Outro ponto positivo: a fruta também evita a fadiga do musculo, pois combate a exaustão muscular que surge devido ao exercício intenso, prevenindo o corpo contra o envelhecimento das células, dificultando o aparecimento da dor.

  • Ajuda a emagrecer

Por ser uma fruta rica em fibras, o abacate tem um alto nível de sacies, e mantém a sensação de estômago cheio por mais tempo, diminuindo o apetite e te ajudando a controlar a fome (e consequentemente o consumo excessivo de alimento).

Porém, como dito anteriormente, é uma fruta calórica por possuir alto teor de gordura, então é preciso cautela na hora do consumo.

  • Fortalece o cabelo

Por ser rico em óleo nutritivo e ter alto poder de hidratação, quando aplicado diretamente no couro cabeludo e nos fios, o abacate melhora a saúde dos cabelos graças às vitaminas e outras substâncias presentes, tornando os cabelos mais macios, brilhantes e fortes.

  • Faz bem para o cérebro!

Por último, mas não menos importante, um dos principais benefícios do abacate é o de melhorar a capacidade de memorização do cérebro, pois o ômegra-3 contido na fruta auxilia no bom funcionamento do nosso cérebro por aumentar a circulação sanguínea e estimular a capacidade de concentração.

salada com abacate

O abacate engorda apenas se consumido em excesso!

Não deixe de consumir frutas por imaginar que elas podem te engordar. Cada fruta tem benefícios e nutrientes próprios, que ajudam cada parte do nosso corpo a funcionar direitinho.

O abacate é fonte de vitaminas, nutrientes, e principalmente gordura natural da melhor qualidade, pontos que são muito importantes para a nossa saúde.

Por isso, podemos afirmar que o abacate engorda apenas quando consumido em excesso, caso contrário você só tem a ganhar quando consome essa fruta, podendo inclusive perder peso com o auxílio dela!