Quais os benefícios da vitamina C? Saiba como consumir

Hoje você vai descobrir quais os benefícios da vitamina C para o organismo e em quais alimentos podemos encontrar esse nutriente que é indispensável para a vida.

Quais os benefícios da vitamina C?

frutas ricas em vitamina C

Para falarmos melhor sobre cada ponto positivo, separamos os benefícios em tópicos explicadinhos:

  • Propriedades Antioxidantes

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre as vantagens dos antioxidantes. Através dessas propriedades, o consumo de vitamina C é capaz de neutralizar ou diminuir significativamente o efeito maléfico dos radicais livres.

Os radicais livres são substâncias presentes em diversos ambientes, como no ar e até mesmo dentro do nosso corpo, e provocam diversos danos para o organismo, principalmente com relação ao desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, como câncer, por exemplo.

Por isso, ingerir doses diárias de antioxidantes é muito importante para manter tais doenças bem longe.

  • Saúde para pele, unhas e cabelos

Os radicais livres, que já comentamos acima, não afetam apenas o interior do nosso organismo como também provocam o envelhecimento das células da pele, das unhas e dos cabelos.

Por isso, não é difícil encontrar cosméticos que contenham vitamina C na fórmula, justamente porque as funções antioxidantes da vitamina combatem os efeitos de envelhecimento indesejados, sobretudo na pele.

Consumindo vitamina C diariamente (e usando de forma tópica, em cosméticos), é possível retardar o aparecimento de rugas e manchas, já que os antioxidantes estimulam a produção de colágeno pelo corpo.

A vitamina também ajuda na produção de proteínas importante para manutenção da saúde de cabelos e unhas.

  • Prevenção de doenças cardiovasculares

Mais uma vez, a vitamina C é de grande ajuda na proteção contra doenças, nesse caso, as cardiovasculares.

A vitamina trabalha contra o acúmulo de colesterol ruim (LDL) nas artérias, ou seja, evita o desenvolvimento de doenças como a arteriosclerose e a hipertensão arterial, além de diminuir consideravelmente a chance de desenvolver o temido infarto.

  • Propriedades anti estresse

A ciência acredita que a vitamina tem a capacidade de reduzir os níveis de cortisol, hormônio que quando entra em desequilíbrio acaba estimulando o estresse, que é extremamente prejudicial à saúde.

Ainda que seja muito difícil combater o estresse nos dias de hoje, bons níveis de vitamina C podem certamente aliviar as consequências negativas.

  • Melhorias ao Sistema Imunológico

Não podíamos deixar de citar o benefício mais popular da vitamina C. Por vezes é impossível não pegar uma gripe ou resfriado, mas a vitamina reduz consideravelmente os episódios desses problemas de saúde.

Responsável por ajudar na manutenção do sistema imunológico, a vitamina apresenta melhores resultados a longo prazo, ou seja, não adianta tomar apenas quando fica doente. O correto é consumir doses diariamente.

Doses recomendadas de vitamina C por dia

Para adultos, a dose diária recomendada é de 65 mg, enquanto que para fumantes a dose indicada é de 20 mg a mais para cada cigarro fumado no dia.

Pessoas que moram em cidades com altas taxas de poluição, assim como pessoas que tomam medicamentes, precisam prestar atenção. Ambas situações podem diminuir a concentração da vitamina no sangue, então o correto, nesses casos, é consumir 120 mg por dia (o que corresponde a um copo de suco de laranja).

Quando tomar vitamina C em comprimido (ou efervescente)?

comprimidos

A vitamina C de farmácia é indicada para indivíduos que apresentam carência, ou sintomas da falta da vitamina (alguns são caracterizados por sangramento fácil da gengiva ou da pele – popularmente chamados de escorbuto).

Alguns benefícios da vitamina C em comprimidos são:

  • Melhorar a aparência de lesões (marcas roxas);
  • Fortalecer o sistema imunológico contra gripes e resfriados;
  • Auxiliar na recuperação muscular de atletas e frequentadores de academia (para quem busca por hipertrofia muscular);
  • Melhorar as cartilagens do corpo já que promove a produção de colágeno;

Apesar de ser facilmente encontrada nas farmácias, não há necessidade de tomar vitamina C em comprimido, já que ela é facilmente adquirida através dos alimentos.

Alimentos ricos em vitamina C

Veja em quais alimentos podemos encontrar a vitamina com facilidade para garantir os benefícios da vitamina C.

Laranja

A laranja é uma fruta popularmente conhecida por ser rica em vitamina C, e com razão. São 90 mg de vitamina em apenas uma unidade da fruta, quantidade que já é suficiente para grande parte das pessoas.

É aconselhável consumir a fruta logo nos dias seguintes a compra, pois com o tempo ela perde parte de suas propriedades, inclusive da vitamina C, já que é sensível ao calor e ao oxigênio também.

Lichia

A lichia é uma fruta que não encontramos com facilidade o ano todo, mas que pode ser uma boa aliada para quem tem acesso a ela. Rica em vitamina C, a fruta tem baixo teor calórico, ou seja, pode comer sem peso na consciência.

Manga

A manga é uma fruta popular e muito apreciada no Brasil. Comumente utilizada em sucos, saladas e vitaminas, uma manga carrega cerca de 90 mg de vitamina, que assim como a laranja, é mais que o suficiente para boa parte das pessoas.

Limão

O limão é uma das frutas mais versáteis da cozinha brasileira, utilizado em sucos, tempero de carnes e saladas, e ainda por cima ajuda o organismo na absorção do ferro.

Quatro limões possuem cerca de 110 mg, o que é perfeito para quem mora em cidades poluídas, por exemplo.

Goiaba

Eis outra fruta suculenta, que pode ser consumida como sobremesa e ainda por cima garantir uma dose extra de vitamina C. Apenas uma goiaba contém cerca de 120 mg, ou seja, com uma unidade você já consome a quantia de vitamina C do dia.

Abacaxi

Apenas uma fatia (grossura média) da fruta tem cerca de 93 mg de vitamina C. Você pode fazer sucos se achar que o abacaxi está muito ácido, mas beba toda a batida na hora, para não perder os nutrientes.

Kiwi

Por essa, ninguém esperava. O kiwi tem incríveis 95 mg de vitamina C, ou seja, mais que a popular laranja. Lembrando que consumir a fruta em seu estado natural é a melhor maneira de absorver todos os nutrientes que ela pode oferecer.

Melão

Uma fatia da fruta contém mais que a quantidade suficiente de vitamina que nosso corpo precisa por dia. São cerca de 105 mg que você pode adquirir saboreando melão.

Acerola

fruta rica em vitamina c

Como muita gente sabe, essa pequena fruta é muito rica em vitamina C. Apenas uma unidade tem cerca de 150 mg da vitamina! É muita coisa para uma fruta tão pequena, não é mesmo?

Além de usufruir dos benefícios da vitamina C, a acerola também melhora a absorção de ferro pelo organismo.